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Como criar empatia com clientes? Veja 3 dicas!

Saber como criar empatia com clientes não é uma tarefa das mais fáceis. Muitas vezes, os potenciais compradores (ou contratantes) protegem-se das mais variadas táticas de vendas, procurando por alternativas na concorrência e nos melhores lugares para resolver seus problemas ou necessidades.

Por essa razão, saber como se conectar com seu público alvo é essencial. Entender as dores e exatamente o que o outro lado está buscando é a melhor forma de criar uma conexão verdadeira, na qual a venda se torna consequência e um ato natural da conversação.

Sem conseguir desenvolver nenhum tipo de laço, podemos assegurar que seus resultados serão baixos, assim como a fidelização dos seus clientes, o que é desaconselhável, especialmente em momentos de crise e de adversidade. Por isso, neste post falaremos sobre 3 dicas que farão seus resultados atingirem novos patamares. Pronto para saber mais a respeito? Continue a leitura!

1. Crie rapport logo no primeiro contato

Rapport é uma palavra de origem francesa que significa, acima de tudo, a criação de uma relação entre duas pessoas. Para conseguir esse efeito, é preciso entender as dores do cliente de maneira verdadeira, colocando-se no lugar dos seus desejos e anseios.

O foco não é vender. A intenção primordial é escutar e principalmente conhecer sobre tudo aquilo que o comprador (ou contratante) busca dos seus serviços ou produtos. Portanto, esqueça preços e qualquer outra metodologia voltada a vendas neste primeiro momento — no início, conheça quem é a outra pessoa e a trate como um potencial amigo e não como um número.

2. Procure a solução para o problema do cliente

Depois de uma conexão bem estabelecida, o objetivo está justamente na indicação de uma solução adequada para seu cliente. Se for possível, informe-o da sua indicação e do porque você acredita que aquele produto ou serviço é o adequado para resolver aquela circunstância.

Quanto mais você educar, maior será a empatia criada entre as duas partes. Isso gera o encantamento, aumenta suas possibilidades de venda ou até mesmo de uma futura negociação, especialmente se o cliente não fechar negócio na primeira oportunidade.

3. Utilize técnicas da PNL durante todo seu atendimento

As duas dicas anteriores servem como pilares que nunca devem deixar de fazer parte do seu atendimento. Porém, para potenciar seus resultados, é extremamente importante aplicar algumas das principais técnicas de Programação Neurolinguística (PNL).

Um rapport bem sucedido depende de postura, entonação, espelhamento de comportamento (ou gestos), contato visual e uma série de outros pequenos detalhes que envolvem uma comunicação assertiva. Esses pormenores modificam completamente sua velocidade e potencial de criar empatia, por isso é essencial focar neles.

Além de conhecer o básico, é sempre aconselhável que você busque por técnicas para aumentar suas chances de vencer no mundo corporativo. Para quem busca por mais informações sobre o tema, indicamos nossos cursos e workshops sobre PNL para que haja o aprofundamento técnico e profissional das técnicas que ajudam a compreender como criar empatia com os clientes.

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