CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!
Como lidar com as distrações no ambiente de trabalho
As distrações no ambiente de trabalho são muito comuns, mas também afetam a produtividade. Afinal, elas são responsáveis por desviar o foco, o que prejudica o ritmo. Para piorar, ainda podem fazer com que você tenha mais chances de cometer erros.
Para ter um bom desempenho e reforçar a sua performance, é essencial saber como se livrar dessas situações. Assim, dá para manter a atenção no que é realmente importante. A seguir, veja como lidar com essas situações e utilize todo o seu potencial no espaço profissional!
Conheça as distrações no ambiente de trabalho
O primeiro passo consiste em entender o que, de fato, pode ser considerado como distração. As conversas paralelas entre colegas de trabalho e a famosa “rádio corredor” estão no topo da lista. Mas sabia que não são as únicas situações?
Os pedidos constantes do chefe, as solicitações contínuas dos clientes e até o excesso de trabalho fazem com que você se distraia. Então, vale a pena compreender como você atua hoje e quais são as características do seu ambiente. Desse modo, vai ser mais fácil entender o que gera distração no seu cotidiano.
Capriche na organização no trabalho
Às vezes, não saber o que fazer em seguida é um dos culpados pela distração. Por isso, o ideal é se organizar sobre suas tarefas, suas obrigações e seus prazos para o dia. Defina tudo o que deve ser realizado, estabeleça as prioridades e crie um plano de ação.
A ideia é ter que tomar menos decisões, já que fazemos até 35 mil escolhas remotamente conscientes todos os dias. Ter essa preparação evita que você gaste energia com algumas definições, o que leva a um desempenho melhor.
Mesmo a bagunça sobre a sua mesa ou em seu escritório pode atrapalhar, sabia? Por isso, o ideal é manter tudo organizado, com os itens mais usados sempre à mão. Assim, não é preciso perder tempo com o que não é relevante.
Comece a usar checklists a seu favor
Já que a organização é tão importante, outra forma de lidar com as distrações no ambiente de trabalho é por meio de checklists. Elas ajudam a definir o que deve ser feito, tanto dentro quanto fora do espaço profissional.
O truque é criar uma lista completa, mesmo com tarefas pequenas. Se a tarefa puder ser feita em menos de 5 minutos, vale a pena executá-la de uma vez, para já tirá-la da relação de atividades. Além da arrumação, as checklists têm o efeito psicológico positivo quando você vai riscando o que foi concluído.
Inclusive, vale elaborar listas com tarefas pessoais das quais se lembrar durante a jornada. Em vez de se distrair com essas preocupações, dá para ter a certeza de que tudo estará registrado para resolver depois.
Pratique a meditação mindfulness
A meditação mindfulness ou “atenção plena” consiste em focar no momento presente com intensidade. A ideia é treinar o cérebro para que ele aprenda a manter o foco no que está acontecendo. Além de gerar benefícios para o corpo e para a mente, a prática auxilia a lidar com as distrações no ambiente de trabalho.
O barulho da mesa ao lado ou dos equipamentos, por exemplo, deixa de incomodar. Isso é possível porque o foco da sua atenção passa a estar na própria respiração ou no funcionamento do corpo, o que ajuda a manter a produtividade.
Dá para praticar por conta própria, mas essa meditação se torna ainda mais eficiente com o apoio profissional. Com o treinamento realizado por instrutores capacitados, você poderá aproveitar ao máximo o potencial dessa prática.
Lidar com as distrações no ambiente de trabalho é essencial para manter a concentração e ter bons resultados. Com esses hábitos e, principalmente, com o mindfulness, é possível transformar a sua realidade.
Para saber mais sobre essa técnica, veja como o mindfulness no trabalho amplia o seu desempenho!
QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE