CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Neurociência comportamental: o que é e por que investir na formação?

A neurociência comportamental é o estudo da nossa cognição, envolvendo comportamentos, emoções e demais áreas que complementam nossa consciência. Essa área de conhecimento proveniente da psicologia é tida como uma das principais fontes de conteúdo científico sobre como e porque tomamos a ações que tomamos diariamente.

Seja no mundo profissional, acadêmico ou na vida pessoal, devemos ter certo domínio sobre como agimos em determinado ambiente e como nossa ambientação pode provocar nosso fracasso ou nosso sucesso. Por isso, investir em uma formação de neurociência comportamental pode garantir novos horizontes pessoais e ajudar sua carreira de coach, podendo utilizar de maneira constante alguns dos princípios mais importantes do comportamento humano.

Neste post, falaremos mais sobre o tema e como você pode se beneficiar de um estudo aprofundado nessa área que cresce a cada ano. Pronto para saber mais a respeito? Boa leitura!

O que é a neurociência comportamental?

A neurociência comportamental é a área da psicologia que estuda os comportamentos humanos baseando-se principalmente no sistema nervoso central. Sendo uma evolução direta do behaviorismo — antiga escola da psicologia que estudava e media os comportamentos humanos —, essa vertente visa entender e aprimorar todos os conceitos que envolvem nossa relação entre ambiente e cognição.

Com os avanços em pesquisa, pode-se observar quais são as principais características que geram uma conexão e comunicação mais eficaz e assertiva, incluindo como podemos modificar nossas ações diárias para conseguir cada vez mais resultados.

A neurociência comportamental também ajuda a explicar como formamos hábitos eficazes e como podemos alterar nosso condicionamento para modificar nossa rotina, e consequentemente nosso comportamento habitual sobre as mais diversas áreas do cotidiano.

A evolução é constante e anualmente surgem novas abordagens e estudos que amplificam e apontam quais são as áreas da nossa cognição mais importantes para os negócios, para as relações interpessoais e para a nossa performance profissional — seja ela qual for.

Como a neurociência comportamental evoluiu?

Nos anos 50, a psicologia tinha principalmente o que se conhece como behaviorismo. Essa antiga escola era uma das únicas que usava o método científico com rigor para determinar como os comportamentos humanos (e dos animais) podem ser medidos de maneira quase que imediata.

Entretanto, essa abordagem era restrita, e apesar de responder algumas das perguntas mais básicas, não era o suficiente para lidar com as inúmeras variáveis que envolve a ação humana. Hoje, com estudos de imagem e principalmente com um conhecimento maior da neurociência, somos capazes de entender a causa e principalmente a razão para determinados conhecimentos.

Na época do behaviorismo, por exemplo, o estudo focava-se quase que exclusivamente na relação entre ambiente, estímulo e resultado/ação correspondente. Atualmente, leva-se em consideração as emoções e principalmente quais foram as modificações que ajudaram a levar um indivíduo a realizar determinada atividade. Isso coloca de volta o indivíduo como chave principal na sua própria transformação e maneira com a qual ele lida com o mundo a sua volta.

Qual a relação entre a neurociência comportamental e o coaching?

A neurociência comportamental age como um pilar teórico essencial para quem deseja aprofundar seus conhecimentos como coach. Entender com mais clareza a percepção individual e alguns dos pensamentos principais que levam um indivíduo a agir de certa forma abre um novo leque de oportunidades para conseguir gerar novos comportamentos.

Com esse conhecimento, é possível direcionar as novas intenções e objetivos de forma produtiva, fazendo com que o cliente consiga aumentar suas chances de sucesso e principalmente gerar novas perspectivas que estejam de acordo com suas metas.

Vale ressaltar que até mesmo a Programação Neurolinguística (PNL) utiliza de alguns conceitos essenciais da neurociência para ajudar a aumentar a assertividade e demais comportamentos humanos que estão relacionados com a excelência e o sucesso. Na área comportamental, todas essas partes são aprofundadas de forma extensa, garantindo novas abordagens ao profissional que serve como agente de mudança na vida daqueles que procuram novos patamares.

Como a neurociência comportamental afeta nossas atividades diárias?

Entre vários outros temas, a neurociência comportamental tem um enfoque enorme sobre as nossas motivações e sobre porque tomamos determinadas medidas ao longo do nosso dia ou em circunstâncias particulares.

De forma prática, ela serve como um conteúdo norteador do autoconhecimento, ajudando cada um de nós a conseguir entender com maior profundidade nossas características e razões pelas nossas ações que, a princípio, parecem imediatas e sem muito significado.

Conseguir desdobrar nossa perspectiva em emoções, percepção e especialmente significado, faz com que tenhamos excelentes ferramentas para buscar maior inteligência emocional para enfrentar a rotina, seja ela profissional ou pessoal.

Porque investir na formação em neurociências?

A formação em neurociência garante ao coach um grande conhecimento técnico sobre as principais motivações e razões pela qual os indivíduos fazem ou buscam determinadas alternativas para solucionar seus problemas.

Entender porque uma pessoa prefere procrastinar em vez de trabalhar ou utilizar seu tempo de forma produtiva é apenas um de milhares de exemplos que demonstram a importância do entendimento do nosso sistema nervoso central.

Atrelado ao nosso comportamento podemos aferir (mesmo que de maneira superficial) as emoções internalizadas, a formação das nossas perspectivas e a nossa resposta usual ao ambiente que nos encontramos durante o período de análise.

Portanto, investir nesse tipo de formação nos apresenta um novo leque de ferramentas e de conhecimento que garante ao coach uma profundidade e capacidade dedutiva sobre o potencial humano e sobre tudo aquilo que corresponde às atividades que levam um indivíduo a fracassar ou ser bem sucedido nos seus afazeres.

No Instituto Humanizar você encontra um curso de formação em neurociência comportamental, regido por excelentes profissionais que são qualificados e experientes no mercado de coaching e entrega de resultados. Temos ótima infraestrutura e garantimos sua satisfação com um conteúdo enriquecedor e capaz de gerar profundas transformações na sua vida e a dos seus clientes.

Gostou do post sobre neurociência comportamental? Entre contato conosco e saiba mais sobre nosso curso disponível. Estamos ansiosos para lhe ajudar na sua carreira profissional a fim de se tornar um agente de transformação e ajudar pessoas hoje mesmo!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE